O Original Döner Kebab Alemão

Eu sei, é um pouco fora de mão ir pra Alemanha, mas não podia deixar de deixar um mini-post a respeito. Existem certos pratos que acho uma combinação perfeita. Por mais toscas que sejam. Por mais que eu não saiba direito os ingredientes. O döner kebab é um deles. Já tinha comido há muitos anos atrás e tinha marcado minha memória. Nessa recente viagem, foram 4 longuíssimos dias em Munique comendo salsichões, chucrute, costela de porco, joelho de porco, porco à milenesa (schnitzel), apresuntado de porco (leverkesse), batatas fritas, gratinadas, sautée e todas as possíveis combinações dos itens mencionados (ninguém merece), eis que finalmente me deparo com o divino döner kebab de 3 euros (equivale a 3 reais no Brasil).

Döner Kebab
Fatias de carneiro cozido no espeto giratório (com a devida proporção de gordura em cima, parecido com o churrasco grego no Brasil), pão grosso crocante, salada com alface, tomate e cebola, molho de pimenta e molho a base de iogurte (não me perguntem o que leva). Segundo a Pri, ela não tinha me visto tão feliz a viagem inteira.. hauha.

Como curiosidade, o kebab foi trazido à Alemanha pela enorme comunidade turca que migrou para lá. Mas o kebab alemão tem um preparo próprio. Fez tanto sucesso que já faz parte do dia-a-dia do país e até a receita foi exportada de volta à Turquia. O kebab pode ser encontrado na maioria dos países da Europa (principalmente Mediterrânea) e Oriente Médio, com diferentes nomes. Para mais detalhes sobre o kebab no mundo e seus ingredientes, veja página do Wikipedia.

Leia mais sobre kebabs em:
Quero gostar de kebab!
Kebab sem miséria

Döner Kebab
, ,

  1. #1 por Luciana em julho 7, 2009 - 11:28

    Achei sensacional esse câmbio de 1 euro = 1 real! Tô fazendo as malas já. Ou ele vale só pro kebab? 🙂

    • #2 por Samuel em julho 7, 2009 - 18:36

      hehe.. Eu quis dizer que 3 euros tá pro alemão assim como 3 reais estão para o brasileiro. Ou seja, bem balatinho..

  2. #3 por paolanp27 em julho 7, 2009 - 11:32

    Hummm… parece uma delícia!!!!!

    Que vontade de ir pra Alemanha! ehehehe

    http://localdagula.wordpress.com

  3. #4 por Patricia Rez em julho 7, 2009 - 16:59

    Realmente, meio fora de mão ir pra Alemanha. hahaha
    Vou procurar por SP mesmo algum restaurante alemão que tenha Kebab. Mais fácil.

  4. #5 por Estelis em julho 7, 2009 - 19:18

    Ai que milionáááário! Indo pra Alemanha comer Kebab! hauehuahua

  5. #6 por Priscila em julho 8, 2009 - 12:39

    Que saudade!!!
    Fui pra Alemanha em 2005 e me deliciei com a iguaria!!!
    Acho que tenho que viajar o mais rápido possível.

  6. #7 por mariza em novembro 23, 2009 - 19:50

    Estive trabalhando em madrid/Espanha, comi varias vezes o kebab, me encanta, eu gostaria de saber onde e quem é o fornecedor dos espetos de carnes para o kebab no brasil, sonho em abrir um, se puder me auxiliar como chegar a isso, por favor tenho uma certa preça, em minha cidade não temos, seria a primeira, estou com muita gana paraa

    • #8 por Estelis em novembro 24, 2009 - 10:13

      Sorry Mariza, a gente não faz a menor idéia. A gente só sabe comer, não sabe fazer nada e nem queremos. huahuauaha

  7. #9 por YumiNaMesa em janeiro 28, 2010 - 20:04

    Ahhh! Eu adoro! Eu lembro que em 2002 fui visitar meu irmão que estava morando na Alemanha e foi lá que conheci (e me apaixonei) pelo Dönner.

    O pior é que passei quase 1 mês até tomar coragem e comer um na rua. Até então, a única referência que eu tinha era o nosso famoso churrasquinho grego. Mas como eu via muito engravatado comendo e o cheiro era divino, resolvi arriscarr. Viciei. Voltei ao Brasil e, levou anos, até virar moda por aqui.

    Mas ainda acho que os kebabs daqui não como os Dönners de lá.

    P.S.1: ai que saudades do Dönner.
    P.S.2: o que você achou que era apresuntado de porco (Leberkäse) é, na verdade, fígado! (Leber = fígado. Käse = queijo) Aaarghhh!!!!

  8. #10 por Beto Fontes em dezembro 15, 2011 - 09:29

    Fomos Pra Alemanha este ano por 2 vezes …comemos kebab todos os dias acompanhados de uma boa cerveja Paulanner ,fizemos ate amizade com o dono do restaurante que na segunda viagem fizemos um bem bolado caipirinha em troca de kebabs , engordei uns 5 kg …desde então procuro um restaurante aqui em São Paulo para apresentar este gostoso lanche pra familia , porque dele so ficaram as recordaçoes ( Foto )

  9. #11 por Lauro de Souza Tavares em maio 8, 2012 - 14:02

    O kebab é realmente maravilhoso. Além de saudável é barato e vale como refeição. Em Espanha é muito comum também devido a proximidade com Marrocos e toda a comunidade árabe que habita o país. Tenho certeza que em pouco tempo o kebab vai se popularizar aqui no Brasil.

Deixe um comentário

